Nesta temporada, política e festa se misturam. Gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros e simpatizantes, além de organizarem incríveis festas, reinvidicam seus direitos, discutem saúde e buscam respeito. Ao invés de visitar as paradas mais famosas como Nova York e São Francisco, a CNNsugere você procure por lugares inusitados, com festas tão boas quanto as das cidades já consagradas por suas festas gays.
Boston, Estados Unidos
A Boston Pride é mais que uma grande festa. O evento inclui discussão sobre direitos humanos, educação, saúde. Além disso, nesse ano, irá contar com a exposição Pride: 40 Anos de Protesto & Celebration, que mostra a história da luta LGBT nos Estados Unidos. A festa começa no sábado, 9 de junho, e se estende por todo o final de semana. O frequentador deve escolher o estilo musical que mais lhe agrada e buscar um bloco pelas ruas e avenidas da cidade.
Tel Aviv, Israel
Durante ets época do ano, Tel Aviv faz jus à fama de capital gay do Oriente Médio. Nesta época, a cidade se pinta e até as faixas de pedestres recebem as cores do arco-íris, símbolo da luta LGBT. Durante toda a semana – de 3 a 8 de junho, clubes e bares estão cheios e eventos especiais, previstos na agenda. Na sexta-feira (8), uma das maiores festas da cidade começa no Gan Meir Garden, um pequeno parque frequentado pela comunidade gay, e termina no Mediterranean Sea. Para aproveitar a estadia, visite Hilton Beach, o Observatório Azrieli e o museu Beit Ha’ir.
Amsterdam, Holanda
Ao contrário da maioria das paradas gays, em Amsterdan, ela não conta com carros alegóricos. O desfile é todo feito em barcos e, no total, serão 75 embarcações decoradas, desfilando pelo Canal Prinsengracht e Rio Amstel. A Canal Parade acontece no dia 4 de agosto, porém, reserve um tempo para ir ao Pink Point e, também, visitar a casa de Anne Frank, um símbolo de luta pela liberdade, e, ainda, aproveite para conhecer uma das centenas de cervejarias da cidade.
Conhecida por sua cena cultural vibrante e por suas políticas progressistas, Asheville recebeu o título de uma das cidades mais gays da América. O festival, chamado de Blue Ride Pride, é pequeno e reúne em média 10 mil pessoas em um dia repleto de música, oficinas e atividades familiares. Neste ano, a parada contará com protestos à aprovação da lei proíbe o casamento gay, na Carolina do Norte.
Atlanta, Estados Unidos
O Atlanta Pride é um dos maiores do país e atrai milhares de pessoas. As comemorações começam bem antes do dia da festa, no dia 14 de outubro. A cidade conta com uma série de pré-eventos, como uma vigília da AIDS, uma exposição com cartazes de combate ao HIV, debates sobre direitos humanos e eventos literários. Ainda, vale reservar um tempo para visitar Centro Martin Luther King e o Jardim Zoológico no Grant Park.
Nenhum comentário:
Postar um comentário